Friday, July 14, 2006

30 de Outubro de 2005

Comboio versus chuva:

Acidente ferroviário na Índia faz mais de 100 mortos.
Comboio descarrilou devido à chuva e caiu dentro de um rio
Mais de cem pessoas já foram resgatadas sem vida dos escombros do comboio que ontem descarrilou e caiu ao rio, na Índia. Mas as entidades oficiais admitem que o número de vítimas do acidente continue a subir. O acidente ocorreu na madrugada de ontem no estado de Andhra Pradesh, a cerca de 30 quilómetros de Hyderabad.
"Mais de 100 corpos foram encontrados mas receia-se que 20 a 30 passageiros tenham sido levados pela forte corrente do rio", disse à imprensa o ministro do Interior do Andhra Pradesh, K.Jana Reddy. O ministro disse que a locomotiva e as sete primeiras carruagens do comboio caíram ao rio devido à enorme força da água que arrancou os carris. Outro governante indiano admitiu ainda que pouco pode ser feito para evitar o acidente.
O Delta Express descarrilou na sequência das fortes chuvas que se têm feito sentir no sul da Índia e que, apenas na última semana, já provocaram a morte a 100 pessoas. Uma tempestade ciclónica na mesma zona também obrigou, nos últimos dias, à retirada de mais de 50 mil pessoas. Mergulhadores da Força Aérea e da Marinha, apoiados por helicópteros e embarcações, tentavam ontem resgatar as vítimas das carruagens que se despenharam de uma ponte e caíram ao rio. Os primeiros a socorrer as vítimas foram os habitantes locais que se lançaram na água tentando resgatar sobreviventes. No entanto alguns corpos talvez tenham sido arrastados pela forte corrente do rio.

(in:http://dn.sapo.pt/2005/10/30/sociedade/acidente_ferroviario_india_mais_100_.html)

A notícia acaba com uma estatística. Lembro que 74,3 % das estatísticas que se lêem por aí, são falsas. É o caso desta:
Cerca de 300 acidentes ferroviários ocorrem anualmente na Índia.

São mais de 300. Mais.

No comments:

Post a Comment