Monday, April 16, 2012

Acidente de comboio de 1964

Mostro um email muito interessante que estava perdido na minha caixa. Obrigado Célia.



Olá boa noite!
Depois de tantos anos, nunca pensei que houvesse um site a falar do acidente que matou 100 pessoas. E quero aqui deixar um pouco do que sei sobre este acidente.
Eu ainda não era nascida, mas, aquela aflição ficou marcada em todas as pessoas do lugar das Carvalhas que assistiram e que se irão lembrar para o resto da vida.
O comboio vinha cheio de gente que gostavam da festa do São Tiago  e era um dia especial na freguesia de Custóias. O comboio vinha da Povoa do Varzim e completamente lotado , talvez fosse a velocidade ou um problema nas carruagens do meio, porque foram essas que se soltaram e foram atiradas para o campo perto do rio Leça. A locomotiva que ia á frente segui e embateu na ponte que ficava na curva. Deu-se a tragédia começaram-se a ouvir gritos e pedidos de socorro. Começaram a ouvirem-se as sirenes por todo o lado ,a rádio anunciava uma noite  trágica e que o numero de mortes estava a aumentar. Salvou-se uma criança que tinha 9 anos, que foi lançado  da janela do comboio com o impacto talvez já tinha que ser assim. Foi Deus…
A minha casa ficava mesmo ao lado da linha ferroviária(Porto - Póvoa) e o meu avô era bombeiro e ajudou a socorrer muitas  pessoas o que mais lhe chocou foi guindar uma grávida quase no fim do tempo de gravidez. Ainda esta lá uma lapide grande em memoria daqueles  que já partiram que diz:
 
Vós que aqui passais,
Lembrai-vos dos Cem que aqui pereceram
E cujas almas estarão penando.
 
26/07/1964
 
O meus cumprimentos

Notas:
#1 acho que foi a primeira vez que ouvi a palavra "guindar".
guindar - Conjugar
v. tr.
1. Içar; levantar.
2. [Figurado]  Elevar.
3. Tornar empolado, pretensioso.
4. Erguer a uma posição elevada.

Entendo, pelo contexto, que se tratava de uma vítima mortal.

#2 Corrigi "pereceram" que estava "pareceram".

12 comments:

  1. Olá muito boa tarde, eu estive envolvido nesse acidente e não sei se a criança a que se refere a mim diz respeito mas, o que eu posso dizer é que eu tinha 4 anos nessa altura e não fui atirado pela janela mas sim saí por ela após os acompanhantes meus amigos terem os três falecido nesse trágico acidente. Eu ainda hoje guardo os recortes dos jornais pois embora triste, não deixa de ser uma recordação.

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  2. Obrigado, Fercos, por partilhar a sua história.

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  3. Boa tarde,

    O meu pai tem 77 anos e esteve envolvido nesse acidente tendo falecido a sua esposa que se encontrava grávida de 8 meses. Quem sabe se teria sido o seu corpo que o avô bombeiro ajudou a retirar dos destroços...
    O meu pai passou 11 meses a recuperar no hospital onde acabou por se apaixonar por uma enfermeira e vir a casar com ela. Tiveram 2 filhos. Ainda hoje vivem felizes e por vezes recordam os títulos de jornal dessa altura sobre a sua relação: "Da tragédia nasceu o amor".

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  4. Muito obrigado por partilhar a sua história, RV!

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  5. Boa noite, eu estive nesse tragico acidente, tinha entao 10 anos, a primeira carruagem descarrilhou e so parou muito a frente perto da entrada de um tunel, creio que nao morreu ninguem dessa carruagem, vinha acompanhada dos meus avos, voltamos para tras e e lembro me de um horrendo cenario que revivi na tragedia de santiago.Lembro me de fazer um trajeto a pe ate ao centro de Custoias e haver uma festinha que parou com a noticia do tragico acidente e voltei para casa creio que novamente de comboio ate a antiga estaçao da trindade e chegar a minha casa em VALBOM GONDOMAR prto das duas da manha, a automotora saiu as 10 da noite da Povoa, portanto o acidente deve ter sido perto das 10,30 ou 10,45 da noite. Confesso que gostaria muito de visitar o lugar que me lembro ter uma ponte e passar um pequeno riacho mas nao sei o lugar, Abraço a todos os sobreviventes. e esta a pouca imagem de uma menina de 10 anos a data do triste acidente.....

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    1. Já foi dito anteriormente, mas relembro, trata-se do lugar das Carvalhas em Custoias. As noticias relatam apenas 90 mortos porque a censura naquele tempo assim o desejou. Não queriam que a noticia tivesse maior impacto dentro e fora do nosso país. A lápide que assinala o acidente foi deslocada duas vezes de local estando agora não no seu lugar original mas do outro lado da nova linha, que substitui a antiga, que nesse local, depois dessa data voltou a ter acidentes de pouca relevância. Espero ter ajudado aqueles que se interessam em manter a história deste país viva e inalterada.

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    2. Boas já visitou o local? Eu também posso o/a levar la. nuno.santos77@hotmail.com

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  6. boa noite eu estou desponivel para o levar la mail; tioze_1968@hotmail.com

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  7. Vai fazer 50 anos.
    Não se tratou de um descarrilamento. E não era um normal comboio. Era sim um automotora dupla "Allan".A carruagem atrelado perdeu o enlace com a motora e por ser uma descida ganhou velocidade por estar sem controlo. Ao chegar à curva junto ao viaduto da Carvalha , devido ao peso derivado pelo excesso de passageiro, disseram na altura cerca de 200, a carruagem adornou para o seu lado esquerdo e embateu no viaduto. Conforme ia continuando, assim a chapa ia enrolando , matando e/ou estropiando as pessoas. Tal como uma se tratasse de abrir uma lata de conservas
    Morreram 101 pessoas , no local, desde logo 91 e com o decorrer dos dias mais 10.
    Depois do acidente, houve quem fosse agradecer ao chefe da estação de Modivas por não ter autorizado o embarque de mais passageiros, isto depois de o terem insultado e tentado agredir no momento em que a automotora por lá passou e parou.

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    1. Obrigado por partilhar as suas informações!

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  8. António BarbosaJuly 27, 2014 5:45 PM

    Olá, boa tarde. Chamo-me António Barbosa e tenho 68 anos de idade.
    Estive envolvido nesse acidente e escapei por muito pouco. Tinha acabado os exames finais do antigo 7º ano no liceu Alexandre Herculano do Porto no dia 24 de Julho. Fui festejar à Póvoa com amigos de Famalicão e no regresso foi a tragédia. Acordei no interior de uma furgoneta coberto de poeira e sangue, senti que tinha companhia de outros acidentados, voltei a desmaiar e voltei a acordar na morgue do Santo António em cima de uma mesa de mármore. Levado, muito tempo depois, para o hospital fui tratado com cerca de 35 pontos de crina de cavalo e sem anestesia. De madrugada mandaram-me embora.
    Acerca das causas do acidente, e baseando-me em muitíssimas descrições que li e reli, tudo teria acontecido devido ao excesso de passageiros(pior que sardinha em canastra) que combinado com um possível excesso de velocidade em cima de uma curva acentuada, a força centrífuga provocou o deslocamento da massa de passageiros que por sua vez terá rebentado com a suspensão da carruagem(era a 2ª) e fez com que a mesma ganhasse ângulo suficiente par bater na coluna do pontão e esmagar veículo e pessoal transportado.
    A todos os sobrevintes e/ou familiares o meu grande abraço.

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    1. Obrigado por partilhar a sua fantástica história!

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