Friday, July 14, 2006

3 de Julho de 2005

Comboio versus comboio:

ÁUSTRIA
Choque perto de Salzburgo


A colisão entre dois comboios turísticos perto de Salzburgo, na Áustria, provocou, ontem, dois mortos e 33 feridos, alguns dos quais em estado grave.

Os dois comboios colidiram, por razões ainda indeterminadas, num troço de via única, a três quilómetros da estação de Bramberg. Em consequência, registou-se também o descarrilamento de diversas carruagens.

As duas locomotivas ficaram completamente destruídas. O choque fez projectar para o exterior alguns dos passageiros. Cerca de dez outros ficaram prisioneiros nas carruagens viradas ao contrário ou tombadas, tendo de ser desencarcerados, numa operação que se prolongou por mais de duas horas. No total, viajavam 42 pessoas. Segundo o porta-voz dos serviços de emergência, há estrangeiros na lista das vítimas. No entanto, não foram reveladas as respectivas nacionalidades.

Um erro humano terá estado na origem do acidente. Um dos dois comboios, que deveria ter esperado noutra linha, fez-se ao troço de via única, sem o maquinista ter verificado que, em sentido contrário, circulava ainda a outra composição.

Os feridos foram evacuados por helicóptero para os hospitais da região. Alguns cicloturistas constarão na lista de passageiros feridos.

O acidente aconteceu numa linha ferroviária turística que faz um percurso de 54 quilómetros e passa por uma zona muito visitada pelas suas impressionantes quedas de água, perto de Krimml. A linha, de via estreita, foi inaugurada em 1898.


comboio versus máquina de inspecção de linhas:

O último acidente ferroviário na Áustria ocorreu em Outubro de 2002. Tratou-se de uma colisão entre um comboio de mercadorias e uma pequena máquina de transporte e inspecção de linhas. Quatro mortos e dois feridos graves resultaram desse acidente.

mercadorias versus passageiros:

Um outro, o mais grave do pós-guerra na Áustria, remonta ao ano de 1951, quando chocaram um comboio de mercadorias e um de passageiros numa estação ferroviária. Nessa colisão registaram-se 22 vítimas mortais.

(in:http://jn.sapo.pt/2005/07/03/ultima/choque_perto_salzburgo.html)

No comments:

Post a Comment